O estudo anatômico do corpo humano é necessário para diversos ramos da medicina. Ele abrange desde a descoberta de estruturas e sistemas até a observação do comportamento dos mesmos. Essa é a função do radiodiagnóstico - conseguir, da maneira menos invasiva possível, uma imagem nítida do interior do corpo para uma análise posterior. As figuras abaixo exemplificam algumas imagens clínicas desta técnica radiológica.
Imagens gentilmente cedidas pela SIEMENS MEDICAL e pela PHILIPS MEDICAL
Como o próprio nome sugere, a técnica do radiodiagnóstico utiliza a radiação ionizante para a obtenção de um diagnóstico. Aparelhos empregados rotineiramente numa clínica utilizam este tipo de radiação para a obtenção de imagens, tendo como exemplos os aparelhos de raios-x convencionais, angiografia, fluoroscopia, tomografia computarizada entre outros.
Imagens gentilmente cedidas pela SIEMENS MEDICAL e pela PHILIPS MEDICAL
Portanto a especialidade em radiodiagnóstico possui importantes funções no âmbito de uma ação clínica, pois no tratamento de uma neoplasia (câncer), por exemplo, o estudo da localização e do comportamento do tumor com o tempo é um fator de fundamental importância para um sucesso final do tratamento.
Fonte: http://www.fisicamedica.net/radiodiagnostico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário